sábado, 24 de março de 2018

Conversando com a Juventude: O Poder do Exemplo

.
.........Quando eu servi ao Exército, fui orientado pelos Tenentes para ser, sempre, um bom exemplo para os subordinados. Obedecer, trabalhar, treinar, não ter  vícios, estudar de maneira constante... O bom exemplo é eficiente. Educa. Funciona mais do que a palavra. Modifica o comportamento. Na formação de uma família feliz, o bom exemplo deve fazer parte do dia-a-dia. A sobriedade, por exemplo, deve ser uma lição constante. O filho observa o comportamento do Pai. Não esquece... Quando o jovem conquista um posto de trabalho, deve ter em mente que o mundo profissional espera que ele “jogue limpo”!

.........Viva de acordo com os valores da nova organização! Vista a camisa da empresa! Algumas virtudes são inegociáveis: lealdade, disciplina, saber trabalhar em equipe, honra, boa vontade... Nas Forças Armadas, avultam de importância: a hierarquia, a bravura, a coragem, a camaradagem, o espírito militar, o culto à verdade...

.........A empresa que não cultua a disciplina, mais cedo ou mais tarde, fechará as portas! O cidadão precisa ser exemplar se quer conquistar os louros da vitória! O jovem honesto, caso venha a ser convidado a participar de “esquemas”, deverá responder: “Não! Há dois tipos de crimes: os que são descobertos antes... e os que são descobertos depois!” A desonestidade e a indisciplina não são aceitas pela empresa, nem pelo quartel!


.........O que é ser disciplinado? É cumprir todas as ordens dos superiores hierárquicos e respeitar as leis e regulamentos. Na área social, o mau exemplo prejudica a autoridade do profissional. O tratamento ao cidadão deve ser cuidadoso. A leitura dos fatos é diferente, varia de pessoa para pessoa. O bom exemplo torna o trabalho do líder eficaz. É ingenuidade subestimar a capacidade do Brasileiro: ele percebe, com clareza, os feitos e os malfeitos!

.........O senhor sabe, Amigo Jovem, quem foi, na Guerra do Paraguai, o primeiro Brasileiro a pisar na terra inimiga? O Subcomandante do Duque de Caxias: o gaúcho General Osório! “A palavra convence. O exemplo arrasta!”

.........Em algumas casernas por onde servi, ficava impressionado com o poder de exemplo de alguns oficiais. O melhor Tenente do Quartel era imitado em tudo que fazia. Era um ídolo! Um modelo! O Soldado imitava até a roupa, a cor e a marca do automóvel! O Líder verdadeiro é coerente. Confiável!

.........Meu querido jovem!
.........Como encontrar um Líder Exemplar, nesta República da Esperteza, nesta Sociedade do Espetáculo?

.........Se prestar atenção, encontrará nos momentos  mais difíceis. Na empresa, pela manhã, abrindo as portas.


.........Na indústria, no fim da tarde, apagando as luzes. Na lavoura, adoecido pelo sol, conduzindo máquinas. No incêndio, aproximando-se do inferno, para salvar uma vida. No Navio-Hospital da Marinha do Brasil, salvando índios no Rio Negro. Na Esquadrilha da Fumaça da FAB, levando esperança para o Povo. Nas operações do Exército, levando na alma o juramento: “Com o sacrifício da própria vida!”

 

Nenhum comentário: