sexta-feira, 19 de março de 2021


Sinto-me honrado ao dedicar esta obra à minha querida mãe (Jovilde Gava Vogt)...


1. UM GURI

.........O Major BONDOSO, após participar de sua última formatura na Capital do BRASIL, desloca-se, com dificuldade, até o helicóptero que o espera. Alguns soldados não acreditam que o Comandante foi transferido. Outros não querem aceitar... Algumas pessoas querem, apenas, tocar em sua farda...

- Cabo VIRGULINO: “O senhor voltará?”

- Major: “Se for para a glória de DEUS... e para a grandeza da Pátria!”.

- Soldado URI: “Quando o senhor voltará?”.

- BONDOSO: “Quando a missão estiver sido cumprida!”.

- Tenente OSÓRIO EMÍLIO: “Major, o pessoal de MACAÉ (RJ) informou que o seu Pai será transferido para outro hospital...”.

.........O Comandante exonerado fica pensativo...

- Tenente ASPIRINE (Médica do Batalhão): “Ele luta contra o quê?”.

- Major: “O destino!”.

- Médica: “Refiro-me à patologia ...”.

- BONDOSO: “Enfisema pulmonar!”.

- Tenente ASPIRINE: “As crises serão cada vez mais fortes... Não tem cura, Comandante!”.

- Major: “Eu sei... Mas o Padre da Catedral me disse que a fé dos humildes triunfa onde a inteligência dos poderosos fracassa...”.

.........No meio daquela gente toda, civis e militares irmanados, um guri quer falar com o “Chefe”...

- JOÃO VÍTOR: “É verdade que o senhor vai acabar com o deserto do ALEGRETE?”.

- Major BONDOSO: “Por que você quer saber?”.

- MENINO: “No deserto, os animais não podem viver, nem brincar!”.

- Major: “O deserto está com os dias contados!”.

- MENINO: “O senhor quer que o Homem-Aranha entre em ação?”.

- BONDOSO: “Bah! Seria ótimo... Mas ele sabe falar com os Anjos?”.

- MENINO JOÃO VÍTOR: “Saaabe!”.

- Major: “Diga para ele fazer, com o Chefe dos Anjos, a combinação seguinte: toda vez que um Soldado for para o Céu, os Anjos deverão tocar todos os sinos do Planalto Central...”.

- MENINO: “Quando é para tocar?”.

- BONDOSO: “Quando as ‘mãos que rezam’ da Catedral elevarem o coração de um Soldado... e os Anjos vierem buscá-lo...”.

- JOÃO VÍTOR: “Certo! O Homem-Aranha vai tirar de letra!”.

- Major: “Mas ele sabe com quem falar?”.

- MENINO: “Saaabe... Arcanjo GABRIEL!”.

- BONDOSO: “Muito bem, JOÃO VÍTOR! Você vai longe!”.

- MENINO: “Moro em ÁGUAS CLARAS!”.

- Major: “Quem é o teu Pai?”.

- JOÃO VÍTOR: “O ‘Sargento’ CENTURIÃO!”.

- BONDOSO: “Ah! Eu conheço! O teu Pai é um grande homem... De qual brinquedo você gosta mais?”.

- MENINO: “Do Homem-Aranha... E o senhor?”

- Major: “Do cérebro... Quando eu era pequeno, meu Pai me ensinou que ‘o cérebro é o grande brinquedo.’... Nunca mais esqueci...

- JOÃO VÍTOR: “Quem ensinou essas coisas bonitas para ele?”.

- BONDOSO: “O CHARLES CHAPLIN!”.


Nenhum comentário: