sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

O Sorriso da Mulher Brasileira

.........Ontem, enquanto eu caminhava pela calçada da Avenida Ipiranga, encontrei seis mulheres chorando. Uma estava inconsolável. Mas todas choravam. Falei com um Agente da Polícia Civil. Havia o corpo de um adulto jovem dentro do Palácio. O Policial estava sereno. Acostumado com pessoas algemadas, sirenes, viaturas da perícia, cidadãos sem vida... Quando o homem perde o juizo, a mulher perde o sorriso.


.........Não estamos diante de um fato isolado. São crimes parecidos. Frutos de uma combinação de causas. Destas, a campeã é a bebida alcoólica. Os “sinais de embriaguez” deixam um rastro de sangue. Uma cerveja nunca é, apenas, uma cerveja. Pode ser o começo de um grande desgosto, uma separação, um crime, uma tragédia... Quem ingere álcool perde o controle da situação!
                                                          
.........O senhor Leitor talvez me peça números. Eu tenho. Não são precisos. Nem todos os óbitos são registrados. A tragédia é maior do que a contada pelos algarismos. O que eu tenho para mostrar são corações plangentes... de moças cheias de sonhos. Vidas destruidas, em quase todos os rincões, falam mais alto do que a estatística. Chorar na frente da estação rodoviária é uma coisa. Chorar na frente do IML é outra. Na estação, fica sempre a esperança de que, um dia, haverá o retorno do filho amado. Na frente do IML, a esperança morre junto.
                          
.........Isto explica o desespero daquela senhora... que não encontrava explicação. Até a hora derradeira, da  saudade será companheira. Quem cravou um punhal no coração dela foi a bebida alcoólica. Uma espécie de arma de destruição em massa!

.........É a porta de entrada para o mundo das drogas.  Desintegra a Família. Deteriora o cérebro. Reduz o número de neurônios. Provoca o naufrágio dos sonhos. Destroi o lar. Desmoraliza o profissional. Rompe o vínculo com a empresa. A bebida, apoiada pela publicidade legal e pelo comércio irresponsável, provoca perdas e danos! De acordo com o Ministério da Saude, ela mata, em média, 7.000 (sete mil) brasileiros por ano. Pesquisa da UNIFESP informa que 78% dos jovens bebem regularmente.         
                           
.........O Médico Élio Mauer faz um alerta dramático: “O álcool se constitui na mais perigosa das drogas. Além de ser legalizada, pode dar origem a uma série de outros problemas. Além das mortes por acidentes de trânsito, temos as doenças decorrentes do uso contínuo, como as hepáticas, que podem matar. A depressão, muitas vezes, também está associada ao consumo de bebidas alcoólicas.” Portanto, urge combatermos letal veneno, por mais belo que seja o rótulo!
                                                           
.........No Rio Grande do Sul, os números também preocupam: quase 20% dos jovens não têm emprego. A ociosidade é prejudicial. As causas externas ocasionam mais de 3.000 (três mil) mortes por ano. A maioria provocada pela bebida alcoólica. Esta provoca 85% dos óbitos devido ao consumo de drogas. É uma guerra! Temos que agir! Não há tempo a perder! O problema é de todos os patriotas! 

.........Amigo leitor! Por que caminhar numa estrada que vai roubar o sorriso da mulher brasileira? Vamos devolver o sorriso à nossa Querência Amada! Não deixe a bebida alcoólica entrar no seu Lar!  Que ela leve seus melhores amigos!  Que semeie o luto nos corações! Nem a tristeza na lida campeira! Ela provoca tragédias! A bebida alcoólica é inimiga da Pátria! A vida continua... Ainda temos muito que viver! Vamos em frente... levando na mão direita a força de vontade, na esquerda a disciplina, na face o sorriso da vitória e no peito um coração verde e amarelo.


Nenhum comentário: