quinta-feira, 10 de janeiro de 2019



Cap. 5 - UM SONHO - Parte II (FINAL)

B: “Você dormiu bem, Princesa?”

P “Sim. O lugar é silencioso. Estava cansada. A aparência do senhor está melhor. Ontem, estava esgotado... Eu proponho o seguinte: não desistir... Um guri que sabe tocar as músicas de BEETHOVEN é predestinado... Ele deve estar brincando por aí... Deve ter encontrado um gatinho, uma bola, uma espingardinha de rolha...”


B: “Um Oficial de Infantaria desiste... mas, antes, faz 77 tentativas!”

- Em primeiro lugar na confiança do Povo -

P: “Este é o Comandante que admiro... O pessoal do SMU compara-o ao Napoleão da França...“

B: “Estão mal-informados.”

P: “Disseram que se classificou em primeiro lugar de 140 Aspirantes...”

B: “A minha Turma da AMAN é fraca!”

P: “Na Academia Militar das Agulhas Negras, nunca houve turma fraca... A AMAN seleciona a elite da juventude!”  


( Academia Militar das Agulhas Negras
AMAN - RESENDE - RJ )

B: “Obrigado, Princesa! Vamos esquecer as águas passadas... Ligue a sua flecha cabocla... Atenção: e a Companhia Comando?”

P: “...volta do Rio Torto de mãos vazias!”

B: “E o Lago Paranoá?”

P: “Bombeiros encontram alguns lobos mortos e construções ilegais!”

B: “A cultura joga contra... E o Rio São Bartolomeu?”

P: “Presidente retorna abatido: não encontrou o pequeno gênio, mas a natureza ferida...”

B: “E o Parque da Cidade?”

P: “Professora de piano do João Vítor diz que ele é o melhor Aluno do Plano Piloto.”

B: “Você consegue ver a situação da Asa Norte?”

P: “O Tenente Jumentino já tem uma pista... Faz acareação entre o Frei ELÓI, o Subtenente e a senhora SEBASTIANA. Esta afirma ter sido mordida, no interior da Igreja Santo Expedito, por um cão pequeno, que pode ser do pianista desaparecido...”

B: “E a Igreja?”

P: “Sinto momentos de grande emoção, mas não consigo ver nada, ainda...”

B: “Você quer uma chave de fenda para fazer ajustes na flecha?”

P: “Obrigada, BONDOSO! O senhor é muito gentil... mas eu não trabalho com chave de fenda! Agora sim: fiéis cantam com grande emoção música composta pelo Padre ALESSANDRO – Um Menino que passou em minha vida...”

B: “O padre fez a canção para o JOÃO VÍTOR... E a Catedral?”

P: “Colonos verdadeiros e falsos caminham cantando a Asa Branca de Luiz Gonzaga...”

B: “Concordo, mas e do lado de dentro?”

P: “Ministros e embaixadores prestigiam a Missa organizada pelo Tenente OSÓRIO EMÍLIO, novo Comandante da Águia do Planalto!”

B: “Brilhante, Morena! Não sei o que seria de mim sem você... e a Flecha! Vamos fazer a patrulha derradeira! Temos que, antes, acertar a hora e o calendário... No meu relógio verde-oliva são doze horas!”

P: “No meu relógio cor-de-rosa também... informa que é hora de consumir o lanche...”

B: “Conto com o profissionalismo da Orquídea: o consumo do catanho está suspenso! Tenho pressa! Pelo calendário do Ministério do Exército, estamos no dia 18 de agosto de 1965.”

P: “Pelo meu, também!”

B: “Temos que encontrar o filho do meu melhor amigo! Você está pronta?”

P: “Sim! Estou pronta! E com 95% dos neurônios preparados para a última batalha!”

B: “Que seja feita a vontade de DEUS!”

P: “Comandante, espere... eu sou uma Princesa tipo 2 – sentimental, romântica, sensível... Nesta tarde tão importante para BRASÍLIA, poderei ser traída pelas lágrimas...”

B: “Eu sei. Trabalho com gente. Você busca o Menino perdido como se buscasse um filho... Mas não se preocupe, querida Morena, hoje começa uma tarde de mil anos... O Castelo lhe ensinou a rezar, o Quartel me ensinou a persistir!”

P: “Que bonito, Major! Diga ao Povo que fico! Quero dizer: que estou pronta!”

B: “Certo! Vá para VARGEM BONITA e, após, ao ponto Nr 1 – Pedro Leopoldo – MG... Concentre-se... Cuidado! Você assustou um Suiriri! Atenção... E a Nave Azul?”

( Suiriri-pequeno / Aves do Cerrado
- EDSON ENDRIGO - USP
- SÃO PAULO - SP )

P: “Está a 30 metros de altura. Continua se exibindo. O Piloto sente-se um herói nacional da Cidade. O Governador abana para os militares. O vento do helicóptero leva para longe a peruca do CHICO XAVIER. Milhares de pessoas começam a cantar o Hino Nacional. No interior da Nave Azul e Branca, uma Secretária atrevida mede a febre de um Infante, cujos cabelos afaga indevidamente... Essa magricela foi longe demais!”

B: “Calma, Morena! Ela é profissional. O Chefe dela deve estar doente... Não há médico na aeronave. Procure falar baixo: se o general fica sabendo baixará o meu conceito...”

P: “Desculpe, BONDOSO! Não quero prejudicar a carreira de ninguém... mas a Vanessa tem que aprender a se colocar no seu devido lugar!”

B: “Eu estudei numa Escola em que todos, professores e alunos, gostavam de pensar no BRASIL... Como vai a Nave Verde e Amarela?”

( GEOATLAS - Maria Elena
Simielli - USP - SÃO PAULO - SP )

P: “Foi bom o senhor ter perguntado... Políticos gastam mais do que arrecadam... Os viajantes da Nave continuam pagando a conta... É uma grande injustiça... Ela desce 40 metros, puxada pela impunidade, pelo desmatamento e pelas queimadas... Sobe 50 metros, graças ao trabalho heroico do Corpo de Bombeiros e da Liga Feminina de Combate ao Câncer (LFCC)...”

B: “Brilhante, Orquídea! Há um Brasil que dá certo! Quem quer trabalhar tem bons exemplos a seguir... Desta vez, não passe por UBERLÂNDIA. Vá direto para URUGUAIANA!”

P: “Sim, senhor! Já estou com a roupa da Flecha...”

B: “Eu não quero ser indiscreto, mas tenho uma curiosidade: onde você comprou esta flecha... no Vale do Silício?”

P: “Quando visitei a Amazônia, acompanhando a Família Real, encontrei alguns índios pobres, doentes e abandonados... Comprei a flecha, apenas, para colaborar com eles...”

B: “Que bom coração! Você tem notícias sobre a neve?”

P: “Sim: tenho! Chegará, nas próximas horas, à Cidade de QUARAÍ – RS... Na ARGENTINA, a neve acumulada provocou a queda de centenas de telhados das casas... e o fechamento de estradas...”

B: “E sobre o ponto Nr 4?”

P: “Soldados do Exército ajudam a salvar os flagelados. Um Sargento baixou com pneumonia. A Orquestra Municipal ensaia a canção Querência Amada, do compositor brasileiro Teixeirinha, para receber, com grande estilo, o descendente do CAXIAS. Músicos treinam a canção Perfídia, do compositor mexicano Dominguez, grande sucesso do momento...”


B: “E o Cinema?”

P: “A Cidade inteira está fazendo a coleção de figuras dos artistas... O programa de filmes é o seguinte: quinta – Roy Rogers / sexta – A Marca do Zorro / sábado – General Kuster / domingo (matinê) – Marcelino Pão e Vinho / domingo (noite) – Os Dez Mandamentos...”

B: “Eu quero ter uma filha assim... Agora, Morena, não precisa passar por Macaé. O meu Pai já deve estar colaborando com a educação dos Escoteiros. Ele gosta de ensinar. Na Polícia Militar, era um dos melhores monitores! Vamos direto para a Capital da Esperança!”

P: “Entendido, câmbio!”

B: “Fez o Curso de Formação de Sargento (CFS)?”

P: “Fiz o Curso de Formação de Princesa (CFP)!”

B: “Sim, claro! Desculpe-me!... Preste atenção! Estamos chegando em Brasília...”

P: “Comandante, a Flecha quer descer em Cristalina.”

B: “Se não for confidencial... por quê?”

P: “Estou cansada. Sinto o peso da responsabilidade. Posso não ver o Menino... Eu já tenho a minha cruz... Posso encontrá-lo sem vida... Quando eu tinha 11 anos, uma amiga de Escola desapareceu. A família e a Polícia jamais encontraram uma pista... A guria nunca mais voltou...”

B: “Eu serei sempre o primeiro a lhe compreender... Nós militares fomos educados para não ficar no caminho... Eu vou levar-lhe até a batalha final! Neste País de contrastes, de flores, injustiça e dores... você é quem mais representa o Brasil... Uma Princesa educada, uma orquídea selvagem, uma flecha... com ponta de prata, vinda dos garimpos da Amazônia... com haste de pau-brasil reluzente, oriundo da Mata Atlântica... com penas multicores juntadas no Cerrado... penetra no cerne das verdades da vida... Você é, a um tempo, a herdeira da Princesa Isabel... a outro, a Grande Flecha Cabocla... Levante a cabeça! Quero dizer: levante a ponta prateada e vamos para a luta!”

P: “Obrigado, Comandante! Estou melhor!”

B: “Olha! Já dá para ver o Lago Paranoá... E o noticiário das últimas horas?”

( GEOATLAS - Maria Elena
Simielli - USP - SÃO PAULO - SP )

P: “O Estado Grande – Ministro denuncia: 25 brasileiros desaparecem por hora! / Jornal das Águas Claras – Pai do Pianista desaparecido internado com depressão / O Pantanal – Presidente Castello Branco: não podemos aceitar esses números / BBC de Campina Grande – Já tocou várias vezes uma canção que trata de homens e bois: Disparada, com Jair Rodrigues / Luar de Garanhuns – Prefeito proíbe entrada de disco-voador na Cidade / Jornal Última Hora da Guanabara – Cancelado Exercício dos FE na Tríplice Fronteira / Jota B – Ministro do Exército decide empregar Tropa de Elite na Fronteira / Jornal Meia Noite – Enchente do Rio Guaíba provoca três mil vítimas / Rádio Luz e Alegria de FREDERICO – Marechal Castello Branco não quer a reeleição!”

( GEOATLAS - Maria Elena
Simielli - USP - SÃO PAULO - SP )

B: “Espetacular! Não precisa me contar segredos... Mas o que tem dentro da flecha? Um fax, um mimeógrafo ou uma caneta 4 cores, fabricada no Paraguai?”

P: “BONDOSO, grande Comandante, o senhor precisa saber se posicionar entre as tropas verde-olivas e as hostes celestes... Eu trabalho com as coisas do coração... Como uma menina inocente... falo com lobos e anjos... Nunca diga que não precisa de DEUS!”

B: “Um médium caipira de Jaguariúna previu o fracasso da Seleção na Inglaterra! Como ele faz? Tem uma bacia de água igual a do Nostradamus?”

P: “Agora é cedo para saber... O tempo dirá se ele acertou a profecia..."

B: “O que a Folha da Asa Oeste publicou?”

P: “Dona Esmeralda esclarece: meu guri é metódico. Come 4 jaboticabas e oferece 3 ao cão Fiel.”

B: “E a Folha da Asa Leste?”

P: “Tenente Jumentino descarta doze hipóteses: todos agentes trabalham numa só!”

B: “E o Jornal O Singelo?”

P: “Presidente da República convida Médium Mineiro para reunião...”

B: “E o Jornal de Taguatinga?”

P: “40 helicópteros da FAB navegam pelo Planalto Central do Brasil!”

B: “E o Jornal do Marinho?”

P: “CINDACTA confirma entrada de dois OVNIs no espaço aéreo brasileiro: em Passo Fundo e Varginha!”

B: “Você sabia, Princesa, que os marcianos raptaram cidadãos, cujos nomes começavam com a letra A? Por quê?”

P: “Se levaram o João Vítor, pensaram que Aluno era nome... Tenho uma notícia do Jornal O Pinheiro de Curitiba ...”

B: “Favor apresentá-la. Ainda não estou descartando hipóteses.”

P: “A notícia é triste, Major: Caminhoneiro de Carazinho desaparecido encontrado morto num bosque à beira da estrada!”

B: “Os criminosos foram longe demais! Eles têm certeza de que nunca serão punidos... Os números que o Ministro apresentou traduzem injustiças diárias! Temos que agir... E as revistas?”

P: “Veja que horror – Manchas de sangue do Bananal eram de lobos / Época Braba – Resultado da Pesquisa Confiança do Povo: em primeiro lugar... As Forças Armadas / Revista Isto Era Assim – Desaparecimento de pessoas prejudica imagem... / Revista do Chateaubriand – Conselho Tutelar encontra crianças dançarinas em Foz do Iguaçu...”

B: “E a Companhia Comando?”

P: “Reforça as buscas no Vale do Rio São Bartolomeu!”

B: “E a Polícia do Exército?”

P: “Monta verdadeira Operação de Guerra!”

( Batalhão de Polícia do Exército de Brasília - BPEB - REVISTA VERDE-OLIVA - Centro de Comunicação Social do Exército - BRASÍLIA - DF ) 
B: “E o Corpo de Bombeiros?”

P: “Examina as caixas d’água e poços artesianos!”

B: “E a Polícia Militar?”

P: “Governador do DF exonera Comandante do Policiamento!”

B: “O que está acontecendo na Asa Norte?”

P: “Depoimento da Sebastiana: afirma ter visto um guri, de pouca idade, com uma espingarda de rolha (de uso exclusivo do Exército) no ombro esquerdo, uma lanterna verde e amarela na mão direita e um cão pequeno e estressado... próximo ao altar da Igreja... Disse, ainda, que não se lembra de mais nada... e que, quando acordou, já estava no Hospital. Levou 7 pontos na perna direita!”

( Imagem: Claudio F Vogt Jr )

B: “Maravilhosa, Princesa! Você é o máximo... Bela, elegante, educada, competente... Eu conheço o cão Fiel que saiu na mídia... Ele não deixa ninguém chegar perto do João Vítor... No mínimo, liga o motorzinho... Agora, sem perda de tempo, vamos direto para o Céu!”

( Imagem: Claudio F Vogt Jr )

P: “Há vários caminhos... O senhor quer ir por onde?”

B: “Vamos nos ajoelhar no gramado da Esplanada (de frente para os 4 Evangelistas), a Princesa, a Orquídea, a Morena, a Flecha e eu... rezar em silêncio, confessando que somos tementes a DEUS, gratos pelas grandes obras... e, de cabeça baixa, proclamar que somos humildes de coração...”

P: “Sensacional! O senhor fala como se fosse um Príncipe... Onde o Comandante aprendeu tanta coisa bonita?”

B: “No Curso de Formação de Cabo (CFC)... nos livros, nos filmes, nas missas, nas canções...”

P: “Por isso consegue se colocar no lugar dos humildes: o senhor já esteve na base da pirâmide verde-oliva... Parabéns! Eu quero ter um filho assim!”

B: “Preciso me concentrar... sem a vaidade!”

P: “Bondoso, não precisa mais meditar... Estamos num gramadão de folhas largas. Sinta o perfume das flores... Anjos e homens bebem água, na porta do Paraíso...”

B: “Os cartazes dos filmes da Califórnia, nem mesmo quando no auge da criatividade, nunca apresentaram imagem tão bela...”

P: “O João Vítor está por perto!”

B: “Se alguma coisa não der certo, a patrulha ficará por aqui. Ou seja: faremos uma volta menor, incompleta...”

P: “Ajude-me a pensar: e a velocidade?”

B: “Aqui perto do Céu, controle a velocidade e a altura. Se a Flecha atropelar um Arcanjo... o caso vai parar no STC!”

P: “A probabilidade de atropelar algum político é 0,2 %... Estou com 96% dos neurônios funcionando...”

B: “Então, vamos! Um general do grande Napoleão disse que o líder os levaria até ao inferno... Eu vos levarei até ao Céu! Confiem em mim! Concentração total... Tenho dúvidas! O que a Imprensa diz deste drama que já escapou do Plano Piloto de Brasília?”

P: “Comandante, o senhor não vai descartar nenhuma carta?”

B: “Não, meu amor! Eu sou um Oficial do Exército! O meu baralho é o Brasil! Tenho que pensar no todo: nos meninos, lobos e Anjos!”

( GEOATLAS - Maria Elena
Simielli - USP - SÃO PAULO - SP )

P: “Rádio Farroupilha – Nave GEMINI 5 passará 6 vezes sobre o Rio Grande do Sul / Jornal O Luar do Futuro – ONU denuncia: crueldade do homem extingue espécies de animais / Jornal de Palmas – Político diz que extinção das araras, bagres e lobos é fato isolado / Jornal do Apóstolo – Presidente condena caça ilegal: a extinção de uma espécie prejudica as outras... o homem pagará o preço da solidão / Correio do Povo – Sinos tocam sozinhos em Brasília / Revista Veja que rolo – Especialistas do Vaticano estão no Brasil para localizar Menino / Jornal Inovação de Bagé – Prefeito manda receber à bala os discos-voadores / Noticiário do Exército – General Golbery: a extinção de uma espécie é para sempre! / Jornal da ABL – Escolhido o Livro do Ano: Lembranças do Quartel... / Jornal da Província – Disco-voador leva funcionário da Prefeitura de Sarandi, a Passarela da Produção... / Jornal da Pampúlia – Governador de Minas concede Diploma ao Major Bondoso... CHICO XAVIER quer conhecer o Napoleão Brasileiro...“


( FOTO STUDIO ANA
- Ana H Berlet de Almeida
- SARANDI - RS )

( Imagem: Claudio F Vogt Jr )

B: “Orquídea, dê uma parada... Estamos suando... Na verdade, eu não esperava receber tanta ajuda... O mundo inteiro conspira contra a injustiça... Estou com dificuldade de pensar em tudo. Vamos mais um pouco. Você está ligada?”

P: “Eu não tenho tomada... Por que o senhor não faz um poema para as MINAS GERAIS?”

B: “Não precisa... Minas é o poema!” P: “Vou apresentar, agora, informações complementares: A Tribuna de Pontão – Músicos encontram na estrada do Natalino objetos do Motorista raptado / Rádio Difusão – Marcianos falavam idioma Alemão / Rádio do Mânica – Disco-Voador levou mudas de jaboticabeiras do Viveiro do Cabo Léo / Rádio do Rosin – Hugo do Pandeiro disse que Marcianos vieram assistir o treino do Harmonia de Sarandi / Rádio UIRAPURU – Prefeito ERNESTO tenta dialogar com alienígenas / Jornal NYT dos Estados Unidos – Chuva de meteoros assusta brasileiros / Diário da Manhã – EXÉRCITO constrói ponte de emergência no Passo do Socorro / Jornal A Razão do Celito – Defesa Civil confirma previsão de grande nevasca! / Correio Brasiliense – Clima de deserto no Distrito Federal: temperatura 38 Graus – umidade do ar 27 %! / Revista da Rua Augusta – Presidente elogia a Biblioteca do DELFIM NETO / Rádio Imperial – Debutantes ensaiam duas valsas: Danúbio Azul e Baile da Saudade... / Jornal de Jaboticabal Paulista – OVNI pousa no Sítio do Netto. Lança rampa de luz sólida. Espalha Marcianos pelo pomar. Recolhem jaboticabas em cestos transparentes. O último a embarcar deixa uma mensagem decifrada, no tronco de uma árvore, para o afronegro Sebastião, caseiro da propriedade. Seguem para Varginha, enquanto o Tião das Moças emerge, pálido, da água fria do bucólico Rio Jaguariúna...”

( Imagem: Claudio F Vogt Jr )

B: “Espere um pouco, Morena... Vou pegar o meu lenço verde-oliva... Os Marcianos devem conhecer as propriedades curativas da jaboticaba...”

P: “O lenço do senhor não está mais em condições, Bondoso... Quer usar o meu lenço cor-de-rosa?”

B: “Não posso! O Regulamento não permite! Você consegue ver o todo?... Como está a Humanidade?”

P: “O mundo quer saber o nome da flor! Desprezada pelos poderosos, sou Morena! Amada pelos cientistas, sou a Morena... a Orquídea Morena! Eu sei o que há do outro lado da montanha... Ajudei o Fundador da Academia Brasileira de Letras a escrever Memórias Póstumas de Brás Cubas... Meus colegas de aula foram o conhecimento, a criatividade e a curiosidade...”

B: “... e os amigos sinceros lhe chamam de Princesa! Para mim, esta moça de bom coração, que se preocupa com os pobres, os animais e as árvores... não precisa provar nada... No coração de um homem feliz, sempre haverá lugar para uma Princesa... Uma vida preciosa está em jogo! Sintetiza, querida!”

P: “Às vezes, sinto pena do militar: tem que cumprir missões em locais distantes da família, concentra-se na missão, não vê o que está acontecendo ao lado, perde capítulos da história emocional... O militar é feliz, Major?”

B: “A felicidade pode esperar... E o mundo?”

P: “Pede Paz!”

B: “E o Homem-Aranha?”

P: “Finge-se de morto. Aguarda ordens. Está com dois metros de altura! Levita no ar! Não tira os olhos do amigo. Está alegre, rindo à toa...”

B: “E o cão Fiel?”

P: “Faz um lanche: três jabuticabas. Fica de pé! Bate as patas da frente, como se fosse um beija-flor... levita no ar, como aquele Padre gaúcho... se acha o máximo! Não tira os olhos do pequeno dono... Mensagens da Terra!”

B: “Transmita as mensagens!”


P: “Centurião, acompanhado de médicos, vasculha ruas de Goiânia... em busca do filho / Serra gaúcha coberta de neve / Escoteiros encontram caderno na beira do Lago da Flor!”

( FOTO STUDIO ANA
- Ana H Berlet de Almeida
- SARANDI - RS )

( Imagem: Fátima Thums Vogt )

B: “E a orquestra?”

P: “Cmt, eu não tenho como descrever tudo... 12 mil Querubins executam acordes, 25 mil Serafins cantam celestial canção, 25 mil Anjos do Paraíso (sob o comando de Arcanjo São Miguel) acompanham os acordes musicais, 7 mil homens de branco dançam alegremente... conquistando o sorriso de todos os Santos...”

B: “E o homem?”

P: “Negocia com lobos!”

B: “E o lobo?”

P: “Quer as matas nativas!”

B: “E o coração do homem?”

P: “Repete as mesmas jogadas!”

B: “E o PAPA?”

P: “Reza pelas crianças do mundo!”

B: “E o Menino?”

P: “NA PORTA
 DO PARAÍSO... DANÇA COM ANJOS... A VALSA DA VITÓRIA!”

( Imagem: Google images)


( Edições Paulinas
- SÃO PAULO - SP )


DANÇA COM ANJOS (Valsa da Vitória)
(Letra: C F VOGT / Melodia: C F VOGT Jr.)

Que alegria
Que esplendor
Que aurora
A Valsa da Vitória dançamos agora...

Com as moradas
Que DEUS tem
Nos planaltos do mundo afora
A Valsa da Vitória dançamos agora...

Que alegria
Que esplendor
Que brilhante aurora
Com um menino
De valor
Exemplar como nos tempos de outrora
A Valsa da Vitória dançamos agora
Com um Comandante de belo sorriso
Que precisa ir embora
Na porta do Paraíso
A Valsa da Vitória os Anjos dançam agora...

Com um menino...
De vontade
Que acendeu na Cidade uma nova aurora
A Valsa da Vitória os Anjos dançam agora...

Com Querubins
Com Serafins
E a nave azul que espera lá fora
Com um menino
De valor
Exemplar como nos tempos de outrora
A Valsa da Vitória o BRASIL dança agora...

Com os corações
Dos bons Soldados
Que marcham lá fora
A Valsa da Vitória o Céu dança agora...

Com os justos e puros
Com os mansos que levam a Paz
Num mundo que chora
A Valsa da Vitória o Paraíso dança agora...

Com o sino que dobra e para
Quando um Coração de Soldado dispara
E a face da namorada se cora
Com os Santos
Que alegram e salvam a vida que implora
E a neve que cai, aplaude e chora
A Valsa da Vitória os Anjos dançam agora...




FOTOS STUDIO ANA - Ana H Berlet de Almeida - SARANDI - RS


( GUIA PHILIPS
- Horizonte Geográfico
- SÃO PAULO - SP )

( Aves do Cerrado - EDSON ENDRIGO - USP
à esq. Arara-vermelha-grande /
 à dir. Polícia-inglesa )

( Aves do Cerrado - EDSON ENDRIGO - USP
à esq. Polícia-inglesa / à dir. Azulinho )

( Aves do Cerrado - EDSON ENDRIGO - USP
à esq. Soldadinho / à dir. Azulinho )

( J C WIDALL - JOSÉ CARLOS
WIDALL - URUGUAI )


"Se queres a Paz, prepare a Paz"
( PAPA JOÃO XXIII )


Nenhum comentário: