sábado, 31 de março de 2018

Conversando com a Juventude: A Mão Estendida


.........Quando eu  estudei na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), recebi, de um Cadete mais antigo, um ensinamento importante. Daqueles que são valiosos para toda a vida. Embora não apareçam com clareza nos planos de aula. Disse-me, na ocasião, aquele veterano: “Nós não devemos fechar todas as portas para um camarada. Não devemos empurrá-lo abismo abaixo. No auge  do sofrimento, temos que estender a mão!”             
              
.........Este ensinamento, belo e profundo, surgiu, durante um treinamento no Estande de Tiro, quando estava sendo discutido o destino de um companheiro de farda. Não me lembro o nome do autor. O tempo apagou. Ficou a maturidade. O que significa a mão estendida? Por que eu não estendo a minha mão? Quem sou eu para julgar? Quem sou eu para condenar? Talvez, amanhã ou depois, clamarei ao Céu por uma porta aberta! Talvez, ainda nesta tarde, antes de o sol se pôr, eu implore por mão estendida!                           

.........Tenho visto, pelas ruas do Porto dos Casais, gestos  caridosos. Mas, logo, percebo que sou impotente, diante da miséria, da droga, da falta de instrução, do número crescente de doentes, da falta de estrutura da assistência ao Povo, de uma legião de semi-analfabetos... que não querem ler, diante da atitude de quem não quer escutar...       
                
.........Campanhas onerosas promovem “um monte de coisa”. Priorizam um “monte de gente”. Nunca chega a vez, por exemplo, do idoso, do aposentado! Trabalhou durante 50 anos, mas encontra a porta fechada! Enquanto não abrirmos a porta para o sofredor, enquanto não estendermos a mão ao humilde, enquanto não dermos emprego ao  inexperiente, o Amor será palavra gasta!                          
            
.........Tinha razão o Presidente Tancredo Neves que, em hora derradeira, denunciou para a Humanidade: “Enquanto houver um Brasileiro passando fome, toda a prosperidade será falsa!”              
                 
.........Meu querido jovem! A doença da alma é cruel! Nunca subestime o valor da arte de escutar! Ela evita que o jovem caia nas armadilhas do pensamento! Vence a depressão! Salva vidas!


.........Quantas vezes já critiquei, ora Pôncio, ora Pilatos! Quantas vezes já pedi um mundo melhor! Um Brasil honesto! Tantas vezes, esqueci que posso ajudar a mudar o mundo! Fazer a minha parte! O senhor gosta de ser conduzido ao abismo? De encontrar a porta fechada? De ser esquecido? De ser humilhado na fila do desemprego? De morrer na fila do hospital? A Fraternidade está ao alcance de nossas mãos. Um mundo mais humano depende de nós! Vamos trabalhar mais! Reclamar menos! Respeitar mais! Julgar menos! Perdoar mais! Pintar o amor com tinta forte... É divino estender a mão!

     
“A medida do amor é amor sem medida.”
(SANTO AGOSTINHO).

sábado, 24 de março de 2018

Conversando com a Juventude: O Poder do Exemplo

.
.........Quando eu servi ao Exército, fui orientado pelos Tenentes para ser, sempre, um bom exemplo para os subordinados. Obedecer, trabalhar, treinar, não ter  vícios, estudar de maneira constante... O bom exemplo é eficiente. Educa. Funciona mais do que a palavra. Modifica o comportamento. Na formação de uma família feliz, o bom exemplo deve fazer parte do dia-a-dia. A sobriedade, por exemplo, deve ser uma lição constante. O filho observa o comportamento do Pai. Não esquece... Quando o jovem conquista um posto de trabalho, deve ter em mente que o mundo profissional espera que ele “jogue limpo”!

.........Viva de acordo com os valores da nova organização! Vista a camisa da empresa! Algumas virtudes são inegociáveis: lealdade, disciplina, saber trabalhar em equipe, honra, boa vontade... Nas Forças Armadas, avultam de importância: a hierarquia, a bravura, a coragem, a camaradagem, o espírito militar, o culto à verdade...

.........A empresa que não cultua a disciplina, mais cedo ou mais tarde, fechará as portas! O cidadão precisa ser exemplar se quer conquistar os louros da vitória! O jovem honesto, caso venha a ser convidado a participar de “esquemas”, deverá responder: “Não! Há dois tipos de crimes: os que são descobertos antes... e os que são descobertos depois!” A desonestidade e a indisciplina não são aceitas pela empresa, nem pelo quartel!


.........O que é ser disciplinado? É cumprir todas as ordens dos superiores hierárquicos e respeitar as leis e regulamentos. Na área social, o mau exemplo prejudica a autoridade do profissional. O tratamento ao cidadão deve ser cuidadoso. A leitura dos fatos é diferente, varia de pessoa para pessoa. O bom exemplo torna o trabalho do líder eficaz. É ingenuidade subestimar a capacidade do Brasileiro: ele percebe, com clareza, os feitos e os malfeitos!

.........O senhor sabe, Amigo Jovem, quem foi, na Guerra do Paraguai, o primeiro Brasileiro a pisar na terra inimiga? O Subcomandante do Duque de Caxias: o gaúcho General Osório! “A palavra convence. O exemplo arrasta!”

.........Em algumas casernas por onde servi, ficava impressionado com o poder de exemplo de alguns oficiais. O melhor Tenente do Quartel era imitado em tudo que fazia. Era um ídolo! Um modelo! O Soldado imitava até a roupa, a cor e a marca do automóvel! O Líder verdadeiro é coerente. Confiável!

.........Meu querido jovem!
.........Como encontrar um Líder Exemplar, nesta República da Esperteza, nesta Sociedade do Espetáculo?

.........Se prestar atenção, encontrará nos momentos  mais difíceis. Na empresa, pela manhã, abrindo as portas.


.........Na indústria, no fim da tarde, apagando as luzes. Na lavoura, adoecido pelo sol, conduzindo máquinas. No incêndio, aproximando-se do inferno, para salvar uma vida. No Navio-Hospital da Marinha do Brasil, salvando índios no Rio Negro. Na Esquadrilha da Fumaça da FAB, levando esperança para o Povo. Nas operações do Exército, levando na alma o juramento: “Com o sacrifício da própria vida!”

 

sábado, 17 de março de 2018

Conversando com a Juventude: A Confiança

.........O presente estudo trata sobre Liderança. Tema sempre lembrado nas palestras. O objetivo principal é incentivar o Amigo Jovem a tornar-se um Líder verdadeiro, admirado, seguido... O assunto é atual, vasto, apaixonante... Encontra-se em evolução. O jornal mostra, diariamente, organizações comandadas por jovens, aliados da Tecnologia da Informação.

.........Todo começo é humilde. Ao ingressar numa empresa, o colaborador, ainda inexperiente, não integrará a Alta Direção. Será observado, constantemente. Traços de caráter são fundamentais:  lealdade, honestidade, dedicação, disciplina, confiança, comprometimento, saber se posicionar... Atributos valiosos que poderão conquistar uma vaga no Curso de Desenvolvimento de Líderes. Amanhã ou depois, terá oportunidade de mostrar todo o seu potencial. Terá que estar bem preparado para aproveitar as oportunidades... O tempo trará a necessidade: a Organização convidará o melhor para integrar o Sistema de Liderança!


.........Hoje, nós conversaremos, com prioridade, sobre uma pedra angular da Liderança: A Confiança.

 .........Na minha carreira militar emocionante, nós, Tenentes, éramos orientados a incentivar os soldados. Liderar todos, desde o mais capaz até o menos capaz. Quando não havia autoconfiança, a ação de comando fazia nascer... A voz do Oficial transmitia firmeza: “Você é capaz! Claro que você pode! Tente novamente! Você conseguiu! Excelente! Bravo!” O Líder deve ser justo. Não deve ser indiferente às atitudes corretas. Toda conquista merece uma recompensa. Ao menos, um elogio. Os erros devem ser explorados. Com objetivo de educar. Sem magoar, sem ferir a auto-estima. O elogio produz orgulho e incentivo. Em casa, contará com alegria. Tudo fará para manter o nível. Elevar, dar um passo em frente.

.........Os chefes das organizações de maior prestígio, para resolver questões estratégicas, têm na Confiança uma ferramenta fundamental. O Líder pensa no êxito. Convence os colaboradores. Pensa positivo. Pensa grande. Não negligencia os óbices. Estuda-os. A certeza da vitória é contagiante! Quando o chefe é inseguro, o colaborador percebe... e sofre. Por que algumas pessoas não têm iniciativa? Por medo de errar! O pessimista deve receber uma atenção especial do Líder. Este precisa encorajar o subordinado a tentar... Qual atleta conquistou medalha já na primeira corrida? Uma pequena derrota poderá se transformar no início de uma vitória! Quem comanda tem o dever de criar a Confiança! Se me perguntar: “O senhor é autoconfiante?” Respondo: Sim! A minha confiança fortaleceu-se, aos poucos, com as vitórias da infância e da juventude. Admirando as conquistas dos meus Pais... Mas, hoje, conheço as minhas limitações. Muitas!


.........Meu querido jovem!
.........Se queres ser cantor, acredite na tua voz!
.........Se queres ser jogador, acredite no teu chute!
.........Se queres ser Escritor, acredite no teu talento!
.........Se queres ser Professor, acredite que a Educação  é o caminho!
.........Se queres ter uma Família feliz, acredite nos teus Pais!

.........Para finalizar a conversa de hoje, convido-o a admirar o poema “O ÊXITO”, de Rudyard Kipling:

“O êxito começa com a vontade.
Se pensas que estás vencido, estás.
Se pensas que não tens coragem, não o farás.
Se pensas que gostarias de ganhar,
mas que não podes,
não conseguirás...
Se pensas que perderás, já perdeste.
Porque no mundo saberás
que o êxito começa com a vontade,
e que tudo está no estado mental.
Pensa grande e teus feitos crescerão.
Pensa pequeno e ficarás para trás.
Pensa que podes e poderás.
Pois tudo está no estado mental.
Nem sempre ganha a batalha da vida
o mais forte ou o mais ligeiro;
porque tarde ou cedo o que ganha
é aquele que crê poder ganhar.”


domingo, 11 de março de 2018

Conversando com a Juventude: A Persistência

........Esta crônica trata sobre uma das mais importantes virtudes do homem. O objetivo é motivar o Jovem a persistir. Ter um grande ideal na vida.


 .........Hoje, eu estava numa copiadora de Porto Alegre, tratando do meu primeiro livro. Ficou pronto após vários anos de trabalho. Uma Jovem, cheia de documentos, chegou. Perguntei-lhe qual faculdade estava fazendo. Respondeu: “Desisti!” Lembrei-me do Exército: “Lutar e vencer!” É um lema. É um estilo de vida. O estudo, constante, era ato de serviço. Quando estudou no Colégio Militar de Porto Alegre, o então Aluno Humberto de Alencar Castello Branco, mesmo sofrendo saudade da Família, foi aprovado em 1º lugar, com média 10 em todas as matérias!

..........Na educação de uma pessoa, a Persistência é  lição que não deve ser esquecida, pelo Pai, pelo Professor, pelo Líder... O Amigo Jovem talvez procure alguns exemplos. Em Carazinho-RS, conheci bons amigos. Um deles, o Sebastião, queria muito ser Prefeito. Conseguiu se eleger, após participar de 16 eleições!


.........Um caso bíblico de fé é mais um exemplo de Persistência. No Mar da Galileia, os apóstolos, cansados, nada pescaram... Jesus mandou lançar as redes mais uma vez. Peixes enormes e abundantes quase afundaram o barco! É um erro desistir, quando o primeiro obstáculo aparece! Na verdade, há óbices em todos os caminhos.

.........Na Cidade, o homem, normalmente, resolve algum problema, após fazer várias tentativas. E na guerra? Tudo é mais difícil. É um combate longo, marcado, às vezes, pelo cansaço, perigo, dor, incerteza, medo, saudade de casa... É em nome do Brasil que o Soldado avança... É a nossa Pátria que ele defende! E a vida? Viver é lutar! Quando a noite traz o frio, surge mais um obstáculo: o desânimo. São meninos de 20 anos! Carregam duas armas: o fuzil e a persistência. O Tenente não desiste! O Soldado persiste! Na campanha militar ou na Escola, a vitória está reservada para o pertinaz! O Aluno persistente estuda várias horas por dia! A persistência inquebrantável conduz aos louros da vitória!

.........Na minha carreira militar, esportiva e literária, vivi episódios marcados pela Persistência. Dois se destacam pela importância. Para ingressar na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (Campinas-SP) tive que prestar dois concursos. Para ingressar na ECEME (Curso para General) – Rio de Janeiro –RJ tive que prestar três concursos.

.........A Persistência produz frutos saborosos. A construção da Academia Militar das Agulhas Negras é um exemplo histórico e emocionante. Após vencer a Revolução de 1930, junto com o então Governador do Rio Grande do Sul, Dr Getúlio Dorneles Vargas, o Coronel José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, Comandante da Escola Militar do Realengo, idealizou a construção da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Nos moldes das academias das nações amigas. Viveu dias desafiantes: falta de água, falta de móveis, falta de recursos, falta de patrocínio, a “fogueira das vaidades”, acidente, viagens longas na estrada velha Rio-São Paulo, falta de regulamento, falta de acordo para escolher o local, para escolher o nome da nova Academia... O Marechal José Pessoa, firme em seu ideal, reuniu-se com generais e jornalistas, buscando o apoio para o empreendimento grandioso.

..........Em 12 de dezembro de 1949, já na nova Escola em Resende-RJ, diante de companheiros da Nação Verde-Oliva, comovido, agradeceu: “Meu coração de soldado jamais vibrou tão intensamente como hoje. A Academia Militar das Agulhas Negras foi meu sonho supremo e me sinto feliz ao vê-lo concretizado.”


.........Meu querido jovem! Lance a rede!

(Baseada na Revista Verde-Oliva do Exército Brasileiro).........

sábado, 3 de março de 2018

Esplendor e Sepultura


.........Todas as tardes, eu venho aqui, pensar na vida, curar ferida, tentar entender por que não venci, se tanto lutei. Lembrar de ti, que tanto amei. A brisa traz uma canção. Vem de estância da redondeza. Espanta a tristeza, que estende os pelegos por aqui.

.........Foi Deus quem deu ao gaúcho: a lealdade, a franqueza, a lida campeira, uma cultura que apaixona, o prazer de contemplar o esplendor da natureza, de respeitar a vida indefesa, que mostra flores e dores, o prazer de acariciar um filhote de cão.

.........Cinco quero-queros caminham pelo potreiro. Fazem movimentos ritmados. Os filhotes, também. Ontem, eram seis. Onde andará a ave que não voltou?

.........O Soldado Estafeta trouxe uma carta do General. Disse que encontrou muitos canários amarelos, ao percorrer as trilhas. Que baita notícia! O Canário amarelo é o que mais lembra a infância! Quando alimenta-se junto com o Cardeal e o Pica-pau, a floresta para, maravilhada!

.........Um alegre Bem-te-vi canta na beira da mata. Outro, no potreiro, responde. De peito amarelo, elegante e canoro, canta constantemente. A mata é deles!

.........Uma das aves mais respeitadas pela peonada é o João-de-barro. A um metro de distância das botas do gaúcho, sem medo, procura pequenas minhocas. Quando encontra algo para comer, entrega no bico da fêmea ou do filhote. Ele construiu uma casa de barro, num galho do umbu que vai para dentro do açude. Mora de frente para o mar! Com o sol na porta. Este lar inteligente, com duas peças, permite que ele sobreviva ao rigor do inverno. Permitiu que esta simpática espécie continuasse a evoluir, até os dias de hoje. O João-de-barro nunca integrou a Lista de Extinção!

.........Gralhas beges e pretas pousam nos ramos da pitangueira. Carregada de flores brancas. Estas pedem paz... Quando eu era guri, tinha medo do canto selvagem das gralhas. Hoje, respeito. Elas espalham sementes, nos campos e matas, desta querência secular... Recebem, como prêmio, saborosas pitangas vermelhas. E o homem recebe a alegria de saber que as pitangas não terão fim!


.........Ouço incontáveis cantos, mas ignoro os pássaros autores. É uma lástima! Conhecer os pássaros brasileiros, suas cores maravilhosas e seus cantos mágicos tem que ser obrigatório na Educação dos cidadãos! Mas o que falta? Falta amor à pesquisa! Falta boa vontade! Conhecemos as ideologias do mundo, mas não sabemos o nome do pássaro que canta no  jardim! E daí? Milhares de pássaros belos, como o Sabiá Branco, irão desaparecer, sem terem sido conhecidos e admirados! Tenho saudade do sangue-de-boi! Ele se recusava a viver em cativeiro! Mas, nem tudo está perdido: um dos cantos mais bonitos da mata é o do Sabiá-de-peito-roxo. Caminha bem perto de mim. Alegra o nosso mundo! Está livre dos caçadores... e da Lista dos Animais em Extinção.

.........Tenho encontrado pássaros mortos. São vítimas de ventos fortes, predadores naturais, veneno da agricultura, hidrelétricas, vidros dos prédios... Nesta manhã, encontrei, próximo à mata das cobras, um filhote de Sabiá sem vida. Com o peito para cima, asas abertas e patas encolhidas. Intacto. Pelo tamanho, poderia ter voado. Fiquei triste. Eu me ajoelhei. Falei com ele: “Oh! Meu pequeno! O que aconteceu contigo? Quem foi que fez tamanha maldade? Eu não queria chorar na tua floresta!” Tenho que vencer esta batalha! Os inimigos são fortes demais! Os vidros integram a Arquitetura moderna. Mas provocam um enorme impacto ambiental. A ave não enxerga o vidro. Colide, mortalmente. Quebra o bico. Sangra até morrer! Os vidros têm sido pintados para que os homens não sofram acidentes graves. E os pássaros? Parece não haver interesse, nem Educação... Se o Patriota não salvar a Natureza, ninguém salvará!

.........Uma cobra coral, vermelha e preta, foge para o potreiro. Duas borboletas amarelas voam rente ao chão. Uma cobra verde alegra o entardecer. Desliza num arame do alambrado. Parece não ter medo. Ela teme, mesmo, o lagarto, seu predador natural. Ela faz parte da biodiversidade. O homem educado sabe que ela deve continuar vivendo.

.........Na semana passada, encontrei uma raposa morta, na estrada que vai para a Vila. Hoje, outra, próximo ao Bosque dos Escorpiões. Devemos deixar as raposas viverem em paz! São espertas, têm hábitos noturnos, sabem se esconder e têm filhotes para cuidar. As raposas têm uma tarefa na Roda da Vida!

.........Nós temos que investir na Natureza. Esta nunca deixa de rebribuir... No século 19, o General Osório descobriu, no Noroeste do Estado, um grande erval. Abasteceu centenas de cidades. Temos o dever de não deixar os ervais desaparecerem! Tomar chimarrão, contemplando a flora e a fauna, eleva a auto-estima do Gaúcho, ajuda a refletir, conhecer a Terra e admirar a obra do Criador... Quem não conhece não ama! Quem não ama não protege! Milhões de reais, que circulam no Rio Grande do Sul, foram gerados nos ervais do Estado! Estou tomando, neste entardecer, um chimarrão bueno, trazido, pelo Tio Domingos, da dinâmica Chapada, Cidade que sabe preservar as matas.

.........Quando o homem não tem sensibilidade, os animais sofrem. A anta já desapareceu. Era uma caça abundante na época dos colonizadores, no século 19. A palavra fome não existia! Os bugios e capivaras estão desaparecendo. Há fiscais, mas em número insuficiente. Não há recursos para os Batalhões Ambientais. Então, não deveria haver recursos para as viagens ao exterior! Os animais sofrem, também, com a situação dos rios. Estes, nas curvas, mostram a erosão. Que poderia ter sido evitada com trabalho e competência! Mas o que é a erosão? É a riqueza do solo indo embora! Aqui neste Vale, há rios pequenos que já estão poluídos... Mas não abrem inquérito? Abrem, mas, no cerne da questão, nós, gaúchos, não consideramos a Natureza como um patrimônio! Por isto é que as lavouras invadem, criminosamente, as matas ciliares!

.........O Jornal A Federação de domingo publicou que o Ariticum desapareceu. Que baita susto! Quando éramos crianças, ao encontrar as saborosas frutas amarelas, fazíamos uma festa! Elas nasciam junto à cerca. Aqui, existe um que carrega todos os anos. Deve ser o último pé de Ariticum. Como é que o homem pôde cometer um pecado tão grande? O homem está insensível à extinção das espécies. Mas ele não será a última espécie! Uma espécie depende da outra para viver! A Floresta é maravilhosa, mas corre perigo. Ela depende de todos nós!

.........As copas das árvores começam a fazer barulho, provocado pela brisa. Esta traz cheiro de chuva. Espero que a Santa Bárbara não deixe o Minuano chegar. Ele derruba os ninhos dos pássaros. O vento xucro castiga os humildes que dormem nos ranchos do campo, cheios de frestas. São gaúchos que já não têm casa, nem churrasco! Pilchas e livros de poesias não deixam o orgulho morrer. O Sistema Rio Grande do Sul empobreceu?

.........Esta querência ainda é amada! No Lago do Jacaré, vivem garças brancas e rosas. Uma garça branca estava engolindo cobra cinza escura. Que cena triste! Fiquei abalado. Por pouco, ambos não morreram! Eu nunca tinha visto um animal tão competente na caça! A garça branca não erra nenhum vôo rasante!

.........Um jacaré de papo amarelo atacou uma  Jaguatirica malhada. É a Roda da Vida! Quando menos a gente espera, peixes de um metro de comprimento saltam no meio do Lago! Uma lesma, com a casa nas costas, andou vários metros. Agora, parou, na jaboticabeira, outrora plantada por um Escoteiro. Começa a voltar. O que é importante para a lesma? O que é importante para o homem? Começa a esfriar. Aparece no Céu uma estrela. Ainda não é noite. Daqui a pouco, os animais peçonhentos começarão a circular. A noite é um mundo!

.........O Soldado Estafeta trouxe carta de um Jornalista da Capital. Lá pelas tantas, pergunta: “o que devemos fazer para salvar o esplendor da Natureza?” Enquanto pesquisava, apresentei, ao Jornalista, um resumo: “aumentar as matas que beiram os rios, fazer canais ligando os ecossistemas, aperfeiçoar a Lei, acabar com a cultura da impunidade, colocar o patrimônio do Brasil acima do egoísmo, não comercializar animais silvestres, não manter animais em cativeiro, preservar as espécies, pesquisar para conhecer, não derrubar mais nenhuma árvore e plantar no coração da Criança a semente do Amor aos amigos da floresta. Algumas plantas serão extintas, antes de produzirem alimentos e remédios. Quem não zela pela Vida constroi a pobreza. O homem que não respeita a flora e a fauna semeia a melancolia.” Querida Natureza! Escondes em tuas matas o brilho e a dor. “És a um tempo esplendor e sepultura!” (1).


(1)     Poeta Olavo Bilac (Língua Portuguesa).