sexta-feira, 26 de julho de 2019

O Ansioso e o Elevador


.........Amigo Leitor, bom dia! O objetivo deste trabalho é incentivar o uso de  escadas, sempre que possível e alertar sobre os riscos dos elevadores. 
.........No meu prédio, há vários moradores ansiosos. Faz parte da vida moderna. Sempre com pressa, eu me destaco! Ontem, no meio da tarde, eu estava fazendo exercício na garagem. Decidi buscar a correspondência, para ganhar tempo. Levei as cartas para casa, no 4º andar. Coloquei-as sobre uma cadeira e tomei o elevador para voltar ao térreo. No deslocamento, o elevador fez um barulho, parou e apagou tudo. É muito azar! Acontecer isso logo comigo! Em uma sexta-feira, dia mais frio do ano no RS. Lá fora, um caos no trânsito. Os portoalegrenses ansiosos para subir a Serra e contar com a sorte de ver a neve. E se o técnico do elevador fosse um deles? O susto foi grande! Pensei que ele iria despencar e eu desmaiar. Eu não sabia onde estava. Fiquei preso num espaço pequeno, sem água e sem lanche. Logo eu que estou com a agenda cheia. Comecei a bater na porta e gritar (ESTOU PRESO NO ELEVADOR!). Em pleno expediente, não deveria haver ninguém no prédio. Dúvida – quanto tempo ficarei aqui sem água? Fiquei exausto. Decidi tirar a jaqueta e sentar no chão. Ninguém me escutaria. Levantei. Continuei a bater na porta. A minha mão doeu. Gritei mais alto.  Sentei de novo. Rezei para o Santo Antônio. Alguns longos minutos depois, apareceu um jovem (EU JÁ TE ESCUTEI!). Ele quis ajudar, mas não sabia o telefone do Técnico, nem onde ficava  o claviculário (com a chave do elevador). O negócio dele é vídeo-game! Continuei gritando. O jovem chegou com a chave e com o Técnico. Abriram a porta. O elevador estava entre dois andares, desnivelado! Tive que pular.
.........Em Brasília, uma Médica caiu no fosso (acidente fatal). Eu não me machuquei, mas uma pessoa idosa não poderia pular. No final do ano passado, numa tarde muito quente, meu vizinho ficou preso com a esposa, um gato e um cachorro.
........Eu nunca tive medo de elevador. Mas, hoje, sei que o socorro demora. Em síntese, Amigo, desenvolva o hábito de subir escadas. É um exercício salutar, combate o sedentarismo, a obesidade e várias doenças. Além de economizar energia elétrica e reduzir os riscos ligados ao elevador. No meu caso, o elevador parou porque desligaram a luz, sem avisar, para podar árvores! O Técnico demorou por causa do trânsito lento! Então, não conte com a sorte. Sempre que possível, evite o elevador! E leve no bolso um santinho do Santo Antônio. Não custa nada...

Nenhum comentário: