sexta-feira, 28 de agosto de 2020

 Uma História de Fé

 

.........Aqui em PORTO ALEGRE, foi organizada uma viagem à EUROPA. Objetivo: visitar os locais históricos em que a Nossa Senhora apareceu em FÁTIMA (PORTUGAL) e LOURDES (FRANÇA). Seria visitada, também, ASSIS (ITÁLIA), cidade onde SÃO FRANCISCO, A Personalidade do Milênio, viveu, na Idade Média. Gostei da iniciativa. Visitar locais históricos é um prazer. Eu me emociono. O pensamento dispara. Vasculha o passado. Porém, a excursão em pauta aconteceu em momento inoportuno. Para mim e outras pessoas. Decidi não priorizar a viagem à EUROPA com os amigos. Deparei-me com vários obstáculos.

.........Uma das pessoas inscritas para a visita inesquecível conseguiu  juntar, após muito esforço, o numerário que precisava. Mas foi contra-indicada pelo médico. A senhora, assídua frequentadora da Igreja SÃO FRANCISCO, do Bairro SANTANA, precisava se submeter a uma cirurgia emergencial. Estava com patologia preocupante nos tendões dos pés. E agora? O que fazer? Cancelar tudo?  Adiar o sonho?               

.........Para conter o avanço da doença, incapacitante e, às vezes, dolorosa, decidiram fazer um procedimento provisório. E a devota fiel de Nossa Senhora partiu... para conversar com Ela... do outro lado do oceano...                   

.........As visitas aos locais sagrados europeus oportunizaram aos gaúchos compreender melhor os personagens históricos daquela época.  Parecia que o SÃO FRANCISCO e a Santa CLARA ainda estavam por ali!... A relação da devota porto-alegrense com a Nossa Senhora foi motivo de admiração. Rezar com devoção. Acreditar. Chorar por Ela. Esquecer a dor. Agradecer por tudo. Agradecer de novo.  Sentir a presença... da Mãe de JESUS... Pedir com humildade. Pedir outra vez. Construir uma bonita história. Viver, na velha Europa, uma lição de fé, aos pés de um manto azul...  

.........Ao retornar ao BRASIL, a ardorosa devota de Nossa Senhora estava disposta a retomar o tratamento médico. Queria, agora com mais tempo, fazer todos os exames.  Na primeira consulta, um profissional renomado ficou surpreso. Incrédulo. Disse para a dedicada senhora que ela já podia voltar para casa. Retomar as caminhadas. Fazer compras. Cantar nas missas. Enfim, ter uma vida normal. Não havia mais exames... e finalizou: “A SENHORA ESTÁ CURADA!”.

          

sábado, 15 de agosto de 2020

 .Um Guri Que Sabia de Menos

.........Quando a minha infância terminou, não tive motivação para ficar na minha Terra Natal (Sarandi-RS). O Ginásio oferecia só um Curso: Contabilidade. A TV pegava só chuva! A Cidade ainda não tinha jornal! Fui para a Capital Gaúcha procurar trabalho. Confirmei com o Pai (Fridolino) o nome de todos os amigos dele e fornecedores da Loja, a Casa Santo Antônio. Foi arriscado atravessar as ruas com as malas. O Pai estava preocupado. Na Rua Voluntários da Pátria, visitei empresas tradicionais (Leão, Armarinhos Leão, Salvador Leão, Sogenalda, Empório dos Parafusos). Todos exigiam que Eu trabalhasse de manhã e de tarde. Ofereciam, apenas, um salário mínimo! Era, portanto, impossível, estudar no meu Colégio preferido, o Rosário, aonde a querida Professora Irmã Genoveva já me esperava de braços abertos. Ao visitar a Tia Sibila, encontrei-a sem memória (Alzheimer)!

.........Naqueles dias incertos, Eu já nutria paixões certas: ser jogador de futebol, locutor, Escritor e Tenente do Exército! Treinei no Grêmio. Mandaram eu e o Bráulio embora, por enfeitarmos as jogadas! Fui fazer teste na Rádio “Caiçara, a música não para!”. Um Radialista educado entregou-me para ler, em voz alta, duas folhas transparentes no idioma Inglês... Após a leitura, tipo metralhadora, o “gentleman” disse, com polidez: “Nós vamos guardar o teste do  senhor. Quando a Caiçara precisar de Locutor, nós chamaremos!”. Estou esperando até agora.

.........Compareci à Rádio Guaíba. Fui recebido, no prédio aonde hoje funciona o Museu Hipólito da Costa, pelo Radialista Cícero de Quadros Peretti, filho do granjeiro Domingos Peretti. Apresentava, na ocasião, o programa “A Música da Guaíba”. A voz dele era grave. Assustava as crianças. Entrei no estúdio... Ainda não sabia que era para pedir licença! Ele exclamou com serenidade: “Claudio, estou no ar!”. Respondi: “Cícero, estou no chão!”. Lembro-me de que acendia uma luz, depois apagava... Preciso sintetizar: aquele Locutor, da vanguarda da Imprensa Gaúcha, impressionou-me pela sinceridade e polidez! Foi claro: pela pouca idade, a minha voz ainda não estava pronta para ser Locutor da Guaíba! Apresentou-me conselhos para educar a voz. Listou-me várias outras profissões que poderiam fazer-me um profissional realizado e feliz. “Por que tu não entra no Exército?”. Traduzindo para o Tupi Guarani = a minha voz ainda era de “taquara rachada”.  Saí da Rádio Guaíba triste... Na minha Terra Natal, o público havia gostado do meu trabalho como Locutor (Rádio Sarandi). O Dr Maurício, da Piratini, fez-me uma proposta inovadora: cama, comida, roupa lavada e um salário... para trabalhar de manhã, de tarde e de noite!


.

........Na gigantesca Porto Alegre, Eu estava “tomando chumbo!”. Eu e dezenas de Sarandienses, que tiveram a coragem de deixar os Pais, as namoradas e os cachorrinhos para trás!

.........Vou contar um segredo para o Amigo Leitor: quando o pensamento começa a vasculhar a trajetória dos guris daquela época, que decidiram enfrentar as incertezas do mundo, me emociono... Eles estão em Nova York, na Bélgica, em Dubai, no Irã, na África, na China, em Brasília, na Petrobrás, na Imprensa da Capital, no comando de grandes empresas, no topo da Justiça Brasileira... Por trás de profissionais brilhantes, esconde-se o trabalho anônimo de humildes mestres do passado! Obrigado Professores do Brasil!



......... “Ele tem que ir prô Quartel!”... “Parece que agora vai!”. Como disse o Claudiomiro, ex-centro-avante do Inter, “Acabei fondo!”. Nos exames médicos complementares da ESPCEX, tirei o primeiro lugar na capacidade pulmonar, por ter jogado no meio de campo do E C Harmonia. No exame com o Sr Dr tive um incentivo. Disse que Eu estava aprovado. Elogiou minha saúde de ferro. Previu sucesso nos esportes!

.........Estavam começando quase 40 anos felizes de carreira militar! Obrigado, Exército Brasileiro!


sábado, 1 de agosto de 2020

Questão de Patriotismo

.........O Brasil tem mais de 6.000 bibliotecas públicas. Uma para cada 33.000 habitantes (A ONU recomenda uma para cada 10.000 cidadãos). Este índice não tem melhorado com o passar do tempo. Algumas cidades do interior não possuem bibliotecas. Dezenas de bibliotecas que aparecem nos estudos oficiais estão fechadas! Dezenas delas não têm profissional habilitado (Bibliotecário). Muitas não possuem condições adequadas (locais prazerosos, acervo atual, ventilação...). Não motivam as pessoas a frequentá-las. Segundo o Instituto Pró-Livro, 50% das pessoas (com mais de cinco anos) não praticam o hábito da leitura. Alegam falta de tempo. As bibliotecas, de modo geral, não organizam eventos (Rodas de Leitura, Horas do Conto...).

.........A qualidade de algumas obras é discutível. Os Professores recebem livros que, nem sempre, são por eles aprovados. O cidadão não é incentivado a adquirir o hábito da leitura. Os Europeus já estão lendo nove livros por ano. Nossos vizinhos Chilenos, 5,4. Temos bons exemplos a seguir. Por aqui, as livrarias dão desconto irrisório aos Professores (10%). Durante o tempo livre, apenas 28% dos brasileiros leem (O lazer preferido é ver TV). Nas competições internacionais de leitura, organizadas pela UNESCO, o Brasil tem ocupado os últimos lugares. O que estamos esperando para reagir? Não basta o exemplo e o brilho dos garbosos Alunos dos Colégios Militares? Não estaria faltando um pouco de força de vontade?

.........Milhões de adultos não tiveram o privilégio de formar um bom hábito de leitura. Lentos, não entendem, não sabem fazer. Será que conseguem imaginar o progresso que chegariam com a leitura? Ninguém enriquece sem o conhecimento. A Cultura chega na frente. A prosperidade vem depois.  Quem fundou a Academia Brasileira de Letras? Quem quer conversar, hoje, com o genial MACHADO DE ASSIS, poderá ler qualquer uma das obras que ele escreveu...

.........A Leitura tem o poder de libertar o homem do analfabetismo funcional. O baixo índice de leitura prejudica a educação e o IDH do Brasil. Ler, melhora a Educação. A leitura é uma fonte de saber. Nela, nascem os sonhos, os projetos, a esperança... Os gaúchos já estão lendo, aproximadamente, cinco livros por ano (incluindo os didáticos). Entre os que têm Curso Superior, o número é de oito livros. Os Americanos leem cinco livros por ano (fora da Escola). Os Franceses, onze. Os estudantes americanos têm meia hora de leitura por dia (obrigatória). No Brasil, os cidadãos mais ricos e cultos leem mais do que os outros brasileiros.

.........O livro é um bem econômico de grande valor: cem milhões de brasileiros já estão lendo livros. A leitura no Brasil é liderada pelas pessoas que têm nível superior e renda acima de dez salários. Os humildes, que deveriam ler, não estão lendo!

.........Quais são, afinal, os obstáculos? Falta de ação de comando dos líderes, comodismo, o preço dos livros, falta de hábito, cultura atrasada, baixos níveis de compreensão de textos, reduzido número de livros didáticos, faltam livrarias em 70% dos municípios, faltam duas mil livrarias no País, falta incentivo para a abertura de livrarias, as escolas (de modo geral) não estão conseguindo formar leitores (O índice de leitura cai depois que o cidadão sai da escola), falta de investimento em Educação e bibliotecas, leitura lenta (16% dos entrevistados), 130 milhões de brasileiros não entram nas bibliotecas...

.........Diante de missão tão nobre e complexa, o que nós, patriotas, podemos fazer? Conscientizar todos os líderes da sociedade para participarem desta luta patriótica. Avulta de importância o trabalho dos Pais, dos Empresários, dos Padres, dos Militares, dos Prefeitos, dos Líderes de Bairros, dos Escoteiros, dos Jornalistas... Os livros deverão ser lidos até o fim. Produzir mais livros de bolso (preço menor). Implantar uma competição anual (“Capital Gaucha do Livro”) – Competição salutar. Seguir os bons exemplos: na SUÉCIA e na DINAMARCA, os habitantes leem 15 livros por ano! No CANADÁ e na FINLÂNDIA, o hábito de leitura vem de casa. O Finlandês lê 21 livros por ano. A CORÉIA DO SUL fez uma revolução educacional baseada na leitura. Hoje, possui uma das indústrias mais modernas do mundo. Cada um de nós deve estar sempre lendo um livro. Devemos ler um após o outro. Não há mais tempo a perder. Custe o que custar: os livros têm que chegar nas casas dos brasileiros mais pobres! A nossa união poderá retirar o Brasil desta situação humilhante!

.........A leitura é o caminho... do sonho, da prosperidade. Ela pode nos dar um futuro melhor. Todos somos responsáveis. Eu vou fazer a minha parte. Amanhã de manhã, após a caminhada, começarei a ler outra obra. Que falta faz um DUQUE DE CAXIAS! Se ele ainda estivesse galopando pelas coxilhas da Província, certamente, diria: "SIGAM-ME OS QUE FOREM BRASILEIROS.".